sexta-feira, 3 de junho de 2011

Como surgiu o dia dos namorados?



Na próxima semana será comemorado o Dia dos Namorados. E, se você, assim como eu, se pergunta: "mas quem inventou o Dia dos Namorados?", aí vai a resposta:

O bispo Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes.
Além de continuar celebrando casamentos, ele se casou secretamente, apesar da proibição do imperador. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens davam flores e bilhetes dizendo que os jovens ainda acreditavam no amor. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes da execução, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”.
O bispo Valentim foi decapitado em 14 de fevereiro do ano 270.

Em sua homenagem, esta data passou a ser destinada aos casais de namorados e ao amor. A comemoração passou a ser realizada todo 14 de junho, principalmente, na Europa e, posteriormente (século XVII), nos Estados Unidos.

No Brasil, a data apresenta uma história bem diferente, pois está relacionada ao frei português Fernando de Bulhões (Santo Antônio). Em suas pregações religiosas, o frei sempre destacava a importância do amor e do casamento. Em função de suas mensagens, depois de ser canonizado, ganhou a fama de “santo casamenteiro”.

A divulgação da data no Brasil foi feita pelo empresário João Dória, que havia chegado do exterior. Representantes do comércio acharam uma ótima ideia para aquecer as vendas e escolheram o dia 12 de junho para ser o dia dos namorados em nosso país. A data foi escolhida às vésperas do dia de santo Antônio, o santo casamenteiro.

Fontes: Wikipedia
             http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/dia_dos_namorados.htm
             http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-dos-namorados.htm

2 comentários:

  1. Estou aqui novamente por um bom motivo, é que consegui uma promoção imperdivel de um kit cheio de mimos lindos, dá uma olhada lá no blog...
    Se tiver interesse me avisa!
    Um beijo e otima semana!

    http://umalindapromessa.blogspot.com/2011/06/sortuda-da-vez-e-promocao-bacana.html

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela visita e pelo carinho flor!
    VOlte sempre..
    Bjs

    ResponderExcluir

Amarei ler seu comentário aqui: